— por Lucas Meireles
O Programa de Educação Tutorial (PET) Dimensões da Linguagem realiza, entre os dias 25 e 27 de Setembro, a primeira edição do Identidades, com o tema “A questão da negritude na diáspora: três aspectos sociais da identidade negra”. Organizado pelos petianos Rhoana Nunes, Marieta Keller, Iasmim Pinho, Lucas Souza e Gabrielly Pereira, o evento conta com palestras, cine-debate e oficinas ligadas a temática afro-brasileira.
Recém-formada no curso de Relações Internacionais, Rhoana Nunes, falou sobre como surgiu o desejo de realizar o Identidades. Segundo a petiana, a ideia partiu de sua própria inquietação por conviver com poucos professores e alunos negros na graduação.
“Quando eu tive a oportunidade de estar trabalhando com projetos de extensão no PET, eu, sem duvida nenhuma, fui correndo para esse tema. Que é trazer para o centro do debate as questões da negritude, questionar o porquê ela não está na Universidade, por que a gente, como pessoa negra, não se sente representada quando entra na Universidade”, explicou Rhoana.
Esta é mais uma iniciativa do PET tutorado pela professora Simone Orlando (DLC). O programa também foi idealizador da visita ao Instituto Inhotim e das Aulas de Ritmos Latinos para a comunidade do ICHS.
Confira a programação completa abaixo:
Para inscrições acesse: https://www.even3.com.br/identidadesufrrj
Inovações e resistência marcaram a VII RAIC da UFRRJ
Economia e Estatística Rural comemora 100 anos de cátedra no Brasil
Alunos de Filosofia promovem II CineDesenho
Alunos de Letras organizam III Sarau Pede Poesia
Baixada Fluminense foi tema da Semana Acadêmica de Ciências Sociais